4 Dicas para se organizar na faculdade

Na faculdade a vida é aquela loucura… dificuldade de se organizar, muitos trabalhos, aulas, estudos, TCC, matérias que nos deixam preocupados, pensando que estamos atrasados e com medo de ir mal nelas.

Sou Murilo Urquiza, do Gestor de TCC. O Gui Araujo me convidou para passar algumas dicas para vivenciarmos a fase da faculdade com mais organização e facilidade. No post “TCC: Como produzir melhor sua monografia”, em meu blog, você verá onde estou conseguindo chegar, utilizando essas dicas que vou te passar.

Organizando algumas questões, tudo fica mais fácil para darmos conta de tudo. Se não nos organizarmos, o problema triplica de tamanho. Seguem então 4 Dicas para se Organizar na Faculdade.

1. Faça Anotações da Faculdade

Durante a aula ou os estudos, o professor fala algo que temos que fazer ou lembramos de algo, mas depois esquecemos o que tinha que ser feito, perdemos o prazo, não fazemos aquele trabalho que iria ajudar na média final, ou aquele artigo que nos ajudaria a entender determinado assunto…

Se anotar a tarefa no momento que estudamos ou que o professor fala, depois é só realizá-la para garantir aquele pontinho extra. Para isso você pode aproveitar algum aplicativo de smartphone ou um simples bloquinho de papel, já é melhor do que anotar na mão… rs

2. Aproveite a Tecnologia para se Organizar

Estamos numa evolução tecnológica intensa e constante. Não aproveitar os diversos aplicativos que podemos utilizar e então perder arquivos ou esquecer tarefas chega a ser uma falta de cuidado enorme.

Existem vários aplicativos grátis para auxiliar a nossa vida, sejam eles para smartphones, tablets ou online pela web… Pesquise alguns bem avaliados e aproveite essa oportunidade. É só pesquisar, por exemplo, por “gerenciador de tarefas free” no Google, ou na loja de aplicativos de seu smartphone.

Eu utilizo o Google Keep para registrar algumas notas, ou tarefas para eu não esquecer; o Trello para organizar tarefas de projetos (é ótimo para trabalhar em equipe); Google Agenda para registrar meus compromissos e eventos (é legal que ele sincroniza com o Keep); e, Gestor de TCC, plataforma para gestão de trabalhos acadêmicos, em que alunos podem conversar com o orientador do TCC e gerenciar suas tarefas. Sou o desenvolvedor e em breve faremos o lançamento. Me acompanhe para ficar por dentro (no fim do artigo eu te passo meus contatos).

3. Defina Prazos

Muitas vezes até sabemos quais as tarefas que temos que realizar, mas deixamos pra fazer quando tivermos tempo ou com a cabeça tranquila, ou então listamos elas pra fazer tudo de uma vez. Mas nós não conseguimos realizar todas as tarefas no mesmo momento…

Acabamos nos perdendo e não realizando nada, ou muito pouco.

Precisamos colocar prioridade e separar as tarefas que faremos em cada dia. Depois de saber quais tarefas você tem que fazer, você precisa delimitar prazos para cada uma delas. Seja sensato ao colocar o prazo, não superestime a sua produtividade pensando que será um dia sensacional, fora da média, que vai conseguir realizar tudo num mesmo dia.

Analise como você tem trabalhado, e defina o prazo de acordo com o seu potencial, com metas diárias.

4. Como Organizar os Materiais?

Você já chegou a precisar de algum documento que utilizou um tempo atrás e não sabia onde encontrar? Revirou todas as pastas do computador, e-mails, até gavetas de materiais impressos para tentar encontrar um texto que precisava, mas nada de ele aparecer?

Isso demonstra que está faltando cuidado com a organização dos documentos. Seja ele impresso ou digital, você tem que definir onde ficará cada arquivo. Separe uma gaveta em seu armário ou mesa, crie uma pasta em seu computador, somente para documentos da faculdade.

Dentro da pasta, crie outras pastas para cada semestre (ou bimestre, ano… como achar melhor) e para cada disciplina. Salve os arquivos sempre na pasta que ele tiver que ficar.

No gerenciador de tarefas que você estiver realizando, indique a localização do documento, para que depois ao abrir a tarefa, facilmente lembre onde salvou o arquivo.

Assim, imagina só o tempo que você vai economizar, ao saber exatamente em qual pasta está aquele documento que precisava.

E para organizar meu TCC?

Essas 4 dicas com certeza farão diferença em sua vida acadêmica, se você aplicá-las. Talvez no começo tenha dificuldade, mas é só até se adaptar e torná-las um hábito!

Eu as utilizei quando cursei faculdade (e utilizo também para minha vida pessoal e profissional) e isso me permitiu mais tempo, menos estresse e melhores resultados, como o reconhecimento de estar entre os alunos de destaque da turma e ainda com um TCC de sucesso, nota 10! (te conto esses Reconhecimentos aqui no meu blog) =D

Sobre isso eu falo mais em meu e-book “TCC Pronto: 5 Dicas de Como Fazer um TCC Bem Sucedido” que você pode conferir em murilourquiza.com.br/ebook.

Espero que essas dicas te ajude a se organizar na faculdade e também em seu TCC! Qualquer dúvida estou a disposição, é só entrar em contato através de alguns dos canais que indico no link murilourquiza.com.br/fale-comigo

Comentários