5 filmes de mulheres empreendedoras para você se inspirar

A cada dia mais e mais mulheres empreendedoras estão se destacando no mundo Há vários motivos para a decisão, mas no Viva de Sonhos acreditamos que o empreendedorismo tem sido a resposta para quem ir além do que nos é oferecido hoje no mundo corporativo.

Empreender é resolver problemas, agregar valor à vida das pessoas e melhorar o mundo em que vivemos.

Além disso, ao optar por tornar­-se uma empreendedora, é possível escolher o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Podemos estar com quem amamos quando decidimos estar. Podemos adquirir hobbies e ter uma vida saudável.

Mulheres empreendedoras no Brasil

Para as mulheres que, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada em 2014, chegam a trabalhar até 5 horas a mais que os homens, o empreendedorismo pode ser uma opção para obter uma vida mais saudável e com maior realização pessoal.

Se o que te falta ainda é coragem para começar algo totalmente novo, ou o medo da mudança anda te paralisando, o Viva de Sonhos preparou uma lista de 5 filmes que vão te inspirar a tornar­-se uma mulher empreendedora.

Você verá que muitas das dificuldades que estas mulheres enfrentaram foram o ponto de partida para que elas fossem atrás de seus sonhos e alcançassem a felicidade.

Que tal fazer o mesmo? Prepara a pipoca que lá vem dica boa!

1. Coco Antes de Channel (2009)

Com a impecável atuação de Audrey Tautou, este filme conta a história de Gabrielle, uma menina de origem humilde que divide seu tempo entre o trabalho de costureira em uma pequena alfaiataria da cidade e um cabaré.

Ao ser diferente em uma época de excessos e extravagâncias na moda feminina, Gabrielle torna­se Coco Chanel ao inovar com peças de corte masculino, tecidos neutros e muita elegância. Ao longo do filme, a personagem demonstra a cada cena sua vontade de querer trabalhar e não depender de nenhum homem para alcançar o sucesso financeiro.

Ao desafiar o machismo e as convenções da época, esta mulher marcou o mundo da moda e criou um estilo que perdura até hoje no guarda­roupa de todas as mulheres.

Coco Chanel é um dos maiores exemplos de que pensar diferente é o que diferencia um mero empresário de um empreendedor.

Ela viu uma grande oportunidade na moda ao perceber que as mulheres não tinham opções de vestimentas para o trabalho, que facilitassem seus movimentos e lhe dessem mais liberdade.

Ao unir necessidade, estilo e desejo, ela tornou­-se referência não só no mundo da moda mas também dos negócios ao criar uma marca com valor estimado em mais de R$ 10 bilhões.

2. Chocolate (2000)

Vianne, que cria sozinha a filha de 6 anos, decide se mudar para uma cidade no interior da França. Lá, ele abre sua chocolateria em meio à descrença e ao preconceito dos religiosos mais fervorosos da cidade.

Aos poucos, ela conquista os cidadãos com seus deliciosos produtos e gentileza, tornando a cidade muito mais viva e alegre.

É um filme divertido e profundo em suas reflexões sobre a vida e nossos relacionamentos com o próximo. Apesar dos obstáculos iniciais de Vianne, o que a manteve firme em seu negócio foi o propósito.
Vianne não vendia apenas chocolate.

Ela vendia um estilo de vida mais leve e ensinava com os seus produtos como a vida pode ser mais doce.

A principal lição do filme é lidar de bom humor com as pessoas e situações que podem te colocar para baixo. Alguns não vão entender o propósito do seu negócio e até mesmo podem tentar te derrubar.

O importante é apoiar­se em suas crenças e ter em mente o PARA QUE do seu negócio.

#Dica: Tem no Netflix!

3. Joy o Nome do Sucesso (2016)

Joy é uma pessoa criativa desde a infância. Ao chegar à vida adulta, divorcia­se do marido, sofre com dificuldades financeiras e concilia um emprego com a criação de dois filhos pequenos.

Ela pausou todos os seus sonhos para cuidar da família. Mas, ao ser obrigada a hospedar em casa o pai novamente, ela decide investir em suas invenções ao perceber que poderia ser a única saída para resolver seus problemas.

Como dona de casa, enxerga a possibilidade de criar produtos melhores e mais seguros para a rotina de mulheres semelhantes a ela. Joy cria um esfregão inovador e se vê diante da principal questão: como divulgar e comercializar este produto?

Ao longo do filme, vemos a dificuldade de Joy ao lidar com questões jurídicas e comerciais do seu produto. É interessante ver que apesar de seu desconhecimento, ela não desiste e começa a procurar informações que a ajudam a garantir a lucratividade de seu negócio.

A principal lição do filme é não menosprezar os conhecimentos que adquirimos com o trabalho rotineiro. Joy criou um excelente produto com o intuito de melhorar a tarefa de limpeza da casa.

Conseguiu um grande sucesso porque ela trabalhou para resolver um problema que também era o problema de milhares de outras pessoas e, assim, tornou a vida de todos melhor e mais segura.

4. Tomates Verdes Fritos (1992)

Este filme poderia ser indicado por diversos motivos. É um longa que aborda vários assuntos polêmicos como violência doméstica, racismo e homossexualidade com muita delicadeza.

O relacionamento entre as personagens Ruth e Idgie é inspirador. O amor entre Ruth e Idgie é o que torna o filme envolvente e leve mesmo diante de todas as dificuldades que passaram.

As duas se tornaram muito próximas depois do trágico acidente do irmão de Idgie na linha do trem.

A grande sacada do filme sobre empreendedorismo é que devemos manter nossos valores enquanto empreendedores. Idgie começou um negócio próprio e empregou a amiga que sofreu com violência doméstica.

Ela tratava bem todos os clientes, brancos e negros, em uma época de grande preconceito racial nos Estados Unidos. Por esta razão, era mal vista pelos cidadãos mais conservadores.

No entanto, continuava a manter sua postura firme à frente dos negócios e teve grande sucesso. Ou seja, podemos transformar pessoas, ideias e lugares com empresas que endossam valores positivos para a sociedade. Pense nisso! 😉

5. De pernas pro ar (2010)

Por último, a mais divertida indicação desta lista!

De Pernas pro Ar é um filme brasileiro estrelado por Ingrid Guimarães que conta a história de Alice, uma mulher obcecada pelo trabalho e que vive um casamento infeliz com o marido e pouco dá atenção ao filho.

A situação se torna insustentável. Alice perde o emprego e o marido e fica sem saber o que fazer

.Acaba conhecendo a vizinha Marcela, dona de sex shop, e vê no nicho uma oportunidade de faturar muito dinheiro e tornar a vida das mulheres mais prazerosa. Com seus conhecimentos de marketing, torna o negócio um sucesso e torna­se empresária do ano.

O legal deste filme é como a história explora bem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional que devemos ter.

Os extremos não funcionam no caso de Alice. Ao escolher a família como prioridade, ela aprende a delegar tarefas e torna­-se feliz como um todo e não apenas no trabalho. Vale a pena assistir pois o filme rende boas risadas!


E aí? Já viu algum destes filmes? Me conta o que achou nos comentários e envie sugestões para atualizarmos essa lista juntos. 


Also published on Medium.

Comentários