11 ideias para você começar AGORA a trabalhar em casa

Trabalhar em casa parece ser o sonho de grande parte dos brasileiros. Você já imaginou poder ter mais flexibilidade sobre seus horários, não enfrentar o trânsito das grandes capitais e ainda poder realizar suas atividades do conforto de sua casa?

Um levantamento feito pela SAP Consultores Associados aponta que 36% das empresas já adotam práticas de home office no Brasil. Dessa quantia, 72% das companhias estão localizadas em São Paulo.

No cenário global, estima-se que a prática envolva 32,5% da população mundial economicamente ativa, ou seja, são aproximadamente 1 bilhão de pessoas fazem uso do home office.

A projeção feita pela empresa de tecnologia Citrix é que até 2020 quase 90% das corporações devem oferecer aos funcionários alguma modalidade de trabalho à distância.

Você gostaria de trabalhar em casa?

Se você é do mundo corporativo, pode demorar um pouco até sua empresa implantar este método.

No entanto, se você está em busca de um estilo de vida com mais qualidade e liberdade, é possível utilizar as ferramentas que a Internet nos proporciona para começar a trabalhar HOJE de casa.

Quer saber como? Acompanhe este post e aprenda:

>> Vantagens do trabalho Home Office

>> O que você precisa para trabalhar em casa

>> Ideias para trabalhar em casa

>> O próximo passo

Vantagens do trabalho Home Office

Não é novidade para ninguém que vivemos uma crise econômica muito séria.

A situação é muito pior do que não contratar mais funcionários. Infelizmente, muitas empresas estão dispensando trabalhadores e o poder de consumo das pessoas cai vertiginosamente. Com isso, negócios não são fechados, vendas caem e produções são interrompidas.

Para você ter uma ideia deste cenário, 8 em cada 10 empresários não planejam contratar funcionários temporários para o natal de 2016 de acordo com reportagem exibida pelo Jornal Hoje,

Como superar este momento?

Como toda crise, apesar das dificuldades, ela é o berço de muitas oportunidades.

Com isso muitas pessoas têm optado por um trabalho em casa em um negócio próprio. E não é só isso! Você vai ver que existem inúmeras formas de ganhar sua renda extra trabalhando em casa.

É só continuar nos acompanhando para começar a ter suas próprias ideias para tornar este sonho uma realidade!

Quais são então as principais vantagens de se trabalhar em casa?

  • maior liberdade
  • você trabalha para realizar os SEUS sonhos e não os de outra pessoa
  • flexibilidade de horários
  • forma prazerosa de ganhar dinheiro
  • começar HOJE a driblar a crise e ganhar sua renda

Muito bem!

Agora que você já se convenceu de que trabalhar em casa tem inúmeras vantagens, outra pergunta também é importante para começar.

O que você precisa para trabalhar em casa?

  • disciplina e foco
  • planejamento, metas e cronograma de ações
  • lugar especial para trabalhar e chamar de SEU
  • Internet de boa qualidade
  • conhecimento básico para mexer no computador
  • reserva para investimentos ou para manter-se enquanto o negócio engrena, caso você não tenha outra fonte de renda no momento.

Por que eu preciso de Internet?

É claro que muitas pessoas conseguem trabalhar de casa sem necessariamente precisar de uma conexão com a Internet.

No entanto, o Viva de Sonhos está aqui para defender esta ferramenta e mostrar que é possível potencializar seus ganhos ao investir de forma correta no meio digital.

Uma das formas mais conhecidas de se trabalhar em casa no Brasil é ser revendedor de produtos de catálogo. Com a Internet, no entanto, muitos revendedores conseguiram ampliar seus ganhos porque no meio digital é possível atingir audiências antes muito distantes.

Não vende-se só para o vizinho de bairro mas para qualquer público disposto a pagar pelo seu produto e entrega. Sendo assim, a Internet é HOJE um forte canal de vendas e relacionamento com seu público. Não ignore este fato!

Formalize seu negócio

Ao começar a trabalhar de casa, lembre-se de consultar órgãos públicos sobre trâmites legais, licenças e impostos para formalizar sua atividade. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas tem ótimos materiais sobre isso.

Compreensão é fundamental

Se você planeja trabalhar de casa e mora junto com outras pessoas, é necessário muita compreensão e ajuda deles.

Já tive colegas que não conseguiram manter-se em home office porque a família considerava que, por eles estarem em casa, estavam disponíveis para buscar crianças na escola, acompanhar o serviço do encanador e por aí vai.

Trabalho é trabalho, independente de onde você esteja!

Um local arejado, confortável e que permita o seu foco e disciplina é essencial para você realizar bem suas atividades!

Saiba mais sobre o que fazer nessa situação no post 5 mitos e verdades sobre trabalhar em casa que ainda  não te contaram.

E, finalmente, agora listamos algumas ideias para você que agora está convencido a trabalhar de casa!

Ideias para trabalhar em casa

1. produzir e vender produtos artesanais

Muitas pessoas têm investido no ramo de alimentação. Se bem planejado, este mercado promote gordas margens de lucro.

2. se tornar freelancer (serviços de design, redator, programador e outros)

Para quem não conhece este termo, o freelancer é o termo de origem no inglês para denominar profissionais autônomos que prestam serviços para diferentes empresas e guiam seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.

3. revender produtos de catálogo

Algumas empresas permitem que você venda produtos de seus catálogos (inclusive online) e oferecem grande suporte para seus revendedores. Alguns exemplos:

  • Polishop
  • Natura
  • Avon

4. oferecer serviços de beleza

Manicure e pedicure, coloração e corte de cabelo, maquiagem, depilação, limpeza de pele e outros.

Se você tem o conhecimento e um espacinho sobrando em casa para atender seus clientes, essa é uma excelente oportunidade em um mercado que está em pleno crescimento mesmo com a crise.

5. montar um e-commerce

Uma alternativa para quem quer vender produtos sem precisar locar um espaço físico é um e-commerce (loja virtual).

Esse tipo de negócio tem feito muito sucesso para os empreendedores que atuam em determinados nichos. Não é possível, por exemplo, tentar concorrer com grandes gigantes do mercado como o site Submarino.

O ideal aqui é buscar atender um nicho que ainda não tem suas necessidades providas pelo mercado. É o caso da empreendedora Tania Gomes Luz que criou um e-commerce que vende sapatos femininos na numeração 33 e 34. Super bacana, não é?

6. receber pessoas em sua casa

Com os serviços de hospedagem em casa se popularizando pelo mundo (é o caso do Airbnb), é fácil alugar um cômodo ou até mesmo sua casa para os viajantes de plantão.

É uma ótima forma de fazer uma renda extra e ainda conhecer pessoas do mundo todo.

7. dar aulas particulares

Se você domina algum conhecimento, é hora de arregaçar as mangas e captar alunos. Muitas pessoas que ficaram desempregadas recentemente tem se voltado para esta área para ganhar uma renda.

8. ser franqueado

Muitas empresas têm oferecido a oportunidade de franquias para trabalhar em casa.

Ter uma franquia que permite o trabalho em casa é a opção de muitos empreendedores.

Muitos  não têm capital suficiente para comprar um ponto comercial ou querem a comodidade de tocar o negócio de forma móvel. Que tal ser um deles?

9. marketing de afiliados

Esta é uma opção para quem já está engajado com o marketing digital ou, então, está preparado para investir em muito conhecimento sobre a área.

O marketing de afiliados consiste em promover ou divulgar de forma profissional produtos ou serviços de uma empresa a qual a pessoa se afiliou em troca de uma comissão por uma compra ou ação realizada por parte de outra pessoa por ela indicada.

Esta é uma das formas que blogs profissionais têm rentabilizado, inclusive utilizada aqui no Viva de Sonhos. Ao indicar um produto ou serviço que é de interesse de sua audiência, os blogs realizam a venda e recebem uma comissão em cima do valor negociado.

Essa forma de negócio permite que você trabalhe de qualquer lugar que desejar. Afinal, na maioria dos casos o que você precisas é só um computador com acesso a internet.

Mas fique atento, não indique um produto só pela alta comissão que ele te pagará. Indique apenas produtos que você realmente confia. Foque na qualidade dos produtos e em como ele vai transformar a vida da sua audiência.

10. oferecer consultoria

Perdeu o emprego e não sabe o que fazer? Que tal colocar o conhecimento e a experiência que adquiriu em prática como consultor? Monte sua cartela de clientes e vá em frente!

A crise é uma excelente oportunidade para esses profissionais, pois as empresas começam a valorizar mais o conhecimento qualificado que vai lhes permitir desenvolver o negócio gastando menos e sem precisar aumentar a estrutura.

11. ser produtor de conteúdo na Internet ( ter um blog ou canal no YouTube)

Essa é uma profissão relativamente nova no Brasil. Muitos ainda não enxergam estas plataformas como fontes de renda profissional.

No entanto, basta ver o status que os blogueiros de moda, por exemplo, atingiram na indústria para entender que a tendência destes veículos é só crescer.

Antes, só editores e profissionais de renome participavam das semanas de moda. Hoje, os blogs também recebem convites V.I.P. para estes eventos.

Diferente do marketing de afiliados, aqui você foca em desenvolver uma grande audiência e monetiza através de parcerias com empresas. O que não te impede de também ter o marketing de afiliados como parte da sua estratégia 😉

O próximo passo

E aí? Está pronto para começar sua jornada em home office?

Independente da forma que você escolher para começar a trabalhar em casa, é muito importante que você tenha um bom planejamento e seja produtivo.

Afinal como empreendedor você recebe pelos resultados que gera e não por horas trabalhadas. Então foque sempre em produzir mais em menos tempo.

Para te ajudar nessa etapa, temos alguns materiais gratuitos para você:

Planilha Objetivos e Metas – uma planilha para te ajudar a colocar no papel tudo que você precisa para alcançar algum objetivo, inclusive começar a trabalhar em casa.

eBook: Mude Pequenos Hábitos Diários e Ganhe Horas na Semana: descubra pequenos hábitos diários que estão acabando com sua produtividade e comece a mudá-los para ter mais tempo para seus sonhos.

Se você gostou deste post, inscreva-se na nossa newsletter porque estamos preparando um super conteúdo com mais ideias incríveis para você trabalhar de casa e dicas para colocá-las em prática.

É só se inscrever aqui embaixo para receber este e mais conteúdos super recheados de informação!

Um abraço e até a próxima 😉

P.S.: Queremos ouvir você! Não se esqueça de deixar seu comentário com dúvidas ou sugestões de post. Vamos adorar interagir com você e esta comunidade de sonhadores 😀

Ah! E também não se esqueça de compartilhar o post se você gostou 😉

Comentários