Metas: 3 passos práticos (e 1 bônus) para alcançá-las

Pode parecer estranho mas o interessante de traçar metas é saber que elas podem ser ajustadas o tempo todo.

No entanto a maioria das pessoas não define seus objetivos e metas e com isso acaba não tendo foco durante o ano. O resultado? Passa-se mais um ano com a sensação de que ficou andando em círculos.

Você não precisa esperar o começo ou fim de ano para refletir sobre elas. Afinal, a ideia é que possamos tomar ações para concretizá-las em qualquer momento do ano.

Portanto, se você ainda não pensou sobre o que deseja conquistar durante o ano, não se preocupe! O importante é reservar um momento para pensar sobre o que você ainda quer alcançar na sua vida.

Estabelecer metas é um ótimo exercício para ter foco e aumentar a produtividade. A vida é muita corrida e passa rápido demais. Você não quer deixar o tempo passar e perceber que não tomou as devidas ações para realizar os seus sonhos, certo?

É nessa hora que um bom planejamento e metas bem definidas nos ajudam a ficar ainda mais perto dos nossos grandes objetivos.

Com metas bem definidas você saberá aproveitar as oportunidades que aparecerem, pois seu planejamento lhe dirá exatamente onde você quer chegar.

Quer saber como traçá-las para fazer acontecer em 2016? Continue lendo este post!

1. O essencial é invisível aos olhos

Todo mundo conhece a frase e ela é super verdadeira. O essencial realmente não tem nada haver com aparências.

No entanto, deixar suas metas visíveis, seja em um aplicativo de celular que você tem acesso todos os dias ou em um caderninho de mesa, pode fazer uma grande diferença no foco e intensidade com que você trabalha para alcançá-las.

Uma ideia super legal é fazer um painel de sonhos. Reserve uma parede do seu cantinho para fazer um painel com fotos, palavras e qualquer coisa que te inspire a pensar diariamente nos seus sonhos.

Quando você se sentir desanimado, resgate as emoções que sente ao pensar em um sonho realizado. Instantaneamente, você se sentirá melhor para voltar a refletir sobre como alcançará suas metas.

Não tem um espaço para fazer um painel? Não tem problema, faça em um caderno ou outro local que você está sempre usando. Dessa forma, você irá sempre ver seus sonhos e inspirações para lhe ajudar.

Aqui no Viva de Sonhos, nós acreditamos muito em energia positiva. Portanto, se você acredita, o universo vai conspirar a seu favor para realizar aquilo que você quer.

“Um homem é nada mais que o produto de seus pensamentos. O que ele pensa, ele se torna.” – Erico Rocha

No entanto, muitas das coisas que queremos demandam ações, pensamentos e palavras para acontecer.

2. Acerte em cheio, trace mentas S.M.A.R.T.metas smart

Um dos maiores erros que as pessoas cometem ao traçar metas é estabelecer objetivos fora de órbita. Afinal, quem vai se esforçar ao saber que uma meta é impossível de ser alcançada? Portanto, mantenha seus objetivos dentro das possibilidades que você tem hoje.

Por exemplo, não coloque como meta tornar-se fluente em um terceiro idioma em 12 meses quando você tem dificuldades com o primeiro que aprendeu. É muito importante dar um passo de cada vez.

Um conceito legal de ser seguido para verificar se suas metas estão de acordo com o ideal é traçá-las de modo S.M.A.R.T. Mas o que significa isso?

S.M.A.R.T. são as iniciais para S – specific (específico em inglês), M – measurable (mensurável), A – attainable (atingível), R – relevant (relevante) e T – time based (temporal).

Ao definir uma meta pense nos seguintes pontos:

  • É preciso ser específico para saber quando, como e onde você vai realizar esta meta. Não diga “Vou aprender inglês”.

Tente frases como “Vou estudar inglês em um intercâmbio de 12 meses na Europa para atingir o nível intermediário do idioma.” Viu como os detalhes te ajudam a visualizar como você vai cumprir o que definiu?

É necessário saber em quanto tempo você deseja atingir sua meta ou a procrastinação vai tomar conta e decisões importantes podem acabar sendo tomadas tarde demais.

  • É indispensável que ela seja mensurável por meio dos indicadores que você considerar mais adequados. Afinal, como você irá saber que chegou do ponto A para o B se não sabe onde fica o ponto B? 

É como sair de BH para São Paulo, sem saber para que lado fica São Paulo. Assim, você corre um risco muito grande de ir parar no Mato Grosso.

Defina indicadores para cada ação que te deixará mais próximo do seu objetivo. Por exemplo, você deseja comprar uma casa e estabeleceu que em 6 meses pouparia R$ 5 mil para ajudar na entrada.

Passaram-se 3 meses desde então. Conseguiu juntar pelo menos a metade deste valor? Se não, o que você pode fazer AGORA para tentar cumprir a meta no tempo estabelecido?

  • É importantíssimo que ela seja atingível. Verifique se a meta é factível e quanto tempo será necessário para alcançá-la. Você não vai querer se desmotivar com metas fora de medida.

Ela deve ser relevante para os reais objetivos da sua vida senão você estará apenas gastando energia com tarefas que não o ajudarão a conseguir o que deseja.

Para te ajudar, faça download de uma planilha de objetivos e metas gratuita para ter todas as informações no mesmo lugar.

3. Defina priorirades para ter foco

Aqui no Viva de Sonhos nós incentivamos todos a querer e sonhar sempre mais. Afinal, a energia gasta para um pensamento de sonho pequeno ou grande é a mesma. Por que não gastá-la com o que realmente importa e lhe fará feliz?

Um detalhe essencial no momento de traçar suas resoluções de ano novo é pensar: o que eu quero faz sentido e é relevante para ESTE momento da minha vida?

Por exemplo, podemos sonhar em ter filhos e fazer intercâmbio. Os dois requerem muito planejamento. No entanto, coloque na balança: o que faz mais sentido para você agora?

Ao pensar demais em todos os nossos sonhos, a chance de perder o foco é grande. Não podemos realizar tudo que queremos de uma vez.

Mas, ao estabelecer metas atingíveis e que te farão feliz HOJE, fica bem mais fácil priorizar o que desejamos.

4. (Bônus) exerça a gratidão

No mundo de hoje, as coisas estão muito mais disponíveis, certo? Por essa facilidade, parece que as pessoas deixaram de agradecer por cada pequeno detalhe que faz diferença em suas vidas.

Tente lembrar: qual foi a última vez que você se sentiu grato por algo? Agradeceu por acordar hoje com saúde? Você deveria, não é? Afinal, com saúde você é capaz de trabalhar, fazer alguém sorrir e curtir a vida. Por que não agradecer?

Mas o que isso tem a ver com metas?

Quando não nos sentimos gratos pelos pequenos detalhes, é difícil perceber as grandes conquistas. Elas começam a passar batidas e quando chega o fim do ano, muitos pensam: “poxa, eu não conquistei nada!”. Isso raramente é verdade.

Faz parte da nossa natureza tentarmos ser melhores. Não é possível que em 365 dias você não evoluiu em nada.

Portanto, faça o exercício da gratidão. Ao ser grato por tudo o que você é e tem hoje, sua força de vontade para realizar mais será ainda maior e atrairá ainda mais oportunidades para você realizar sonhos.

Por último, é importante destacar que devemos estabelecer como metas somente aquilo que realmente desejamos. Nossa vida é muito curta para viver a de outra pessoa. Não se deixe levar pelo que família, amigos e a sociedade no geral valorizam.

Você é único e seus sonhos são isto: SEUS! Portanto, responsabilize-se por eles e mantenha sua energia focada naquilo que realmente te faz bem! A felicidade começa pelos sonhos que você ESCOLHEU REALIZAR.

Gostou deste post? Conte para a gente nos comentários quais são as suas escolhas para este ano. E, se você acha que este conteúdo pode ajudar um amigo ou familiar, compartilhe este texto e indique nosso blog.

Ainda tem algo que te atrapalha a alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos? Comente abaixo dizendo o que é, que faremos o melhor para publicar conteúdos que vão complementar este e te ajudar com o que ainda falta 🙂

Comentários