O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é um assunto que sempre despertou o meu interesse e me ajudou em diversos momentos da vida, tanto profissional, quanto pessoal.

Pensando nisso, decidi fazer este vídeo para compartilhar com vocês um pouco mais sobre o tema.

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional tem a capacidade de melhorar a sua vida e as suas relações pessoais. Você pode aprender a controlar impulsos e observar melhoras no trabalho, estudo e amizades, além de fugir da ansiedade de uma vez por todas.

Entender as suas emoções é o caminho para que você possa assumir de vez o controle das suas ações. Muitas vezes, acabamos agindo por impulso e isso pode ser prejudicial. Ficar se culpando por esses vacilos não resolverá nada.

É preciso ir na origem do problema e mudar de dentro para fora. Deixar de agir de forma automática e fazer ações mais conscientes é libertador e pode mudar os rumos da sua vida.

Como as emoções influenciam o sucesso?

Além disso, quando você consegue observar e compreender as emoções das pessoas com quem convive, é possível construir relacionamentos mais fortes e pacíficos, evitando brigas e desentendimentos.

Outra vantagem dessa habilidade de olhar para o próximo é desenvolver a compaixão e ajudar amigos, familiares e colegas sempre que possível.

Conforme os dados apresentados no vídeo, podemos observar que a inteligência emocional têm mais influência em nossas vidas do que o tão falado QI. Ou seja, mais importante do que adquirir conhecimentos, é saber administrar esse conhecimentos e as suas emoções.

Não basta acumular informações e tarefas, precisamos encontrar nosso equilíbrio emocional, especialmente em uma sociedade que nos cobra tantas responsabilidades.

E você, já conhecia esse tema? Se quiser saber mais sobre o assunto, nós separamos uma lista com 5 livros sobre inteligência emocional que podem te ajudar na sua jornada rumo ao sucesso.

Comentários