Planejamento para a vida, 3 passos que separam o sucesso do fracasso.

Você levanta da cama todos os dias para conquistar o pão de cada dia. Dedicou tempo, trabalho e dinheiro para fazer uma faculdade, quem sabe uma especialização e já tem uma experiência bastante consistente na carreira, o que lhe garante um emprego bom.

Mas de repente percebe que por mais que tenha caminhado e lutado tanto, ainda não está exatamente no lugar onde queria estar na vida.

Acredite, este momento chegou para muitas pessoas e realmente não significa que tudo está perdido.

Com um bom planejamento e cuidados com a gestão do tempo, é possível conquistar todos os seus sonhos e chegar onde sempre quis.

Quer saber como? Então continue lendo este post, veja as dicas que separei para você e mude sua vida de uma vez por todas.

1. Saiba como escolher as metas

Pode parecer um pouco contraditório, mas muitas pessoas não sabem realmente o que desejam para suas vidas.

Acabam vivendo todos os dias, se deixando levar pelas oportunidades que aparecem, sem se dar conta de que para alcançar a felicidade plena é preciso ter um destino e um caminho. E pode ter certeza de que não é muito fácil saber onde se quer chegar.

Por isso, antes de agir de forma precipitada, dedique um bom tempo para pensar sobre sua vida, como anda seu tempo e o que gostaria de realizar.

“Quando se tem um por quê, suporta-se qualquer como.” – Nietzsche

Uma boa dica é começar por atividades divertidas, que sempre desejou colocar em prática, mas nunca conseguiu. Depois vá para as suas responsabilidades que deseja manter.

Neste momento, não se prenda somente ao trabalho e ao dinheiro, mas sim tudo que diz respeito a uma rotina saudável e feliz, como o tempo dedicado aos amigos, à prática de atividades físicas, aos filhos se tiver, e até cuidar da sua própria casa.

Depois, separe cada objetivo por sua categoria e salve em uma planilha. Tente colocar as metas em curto prazo, nada que vá além de um ano.

Para te ajudar nessa etapa, tenho uma planilha de planejamento pessoal GRATUITA para você. Clique aqui e faça download dela 😉

Psicólogos e especialistas afirmam que quando colocamos um prazo muito extenso, tendemos a não dar muita importância e acabamos tendo mais dificuldade de cumpri-las.

2 – Utilize técnicas para escrever suas metas

No trabalho, costumamos utilizar uma imensidade de técnicas e teorias para o controle das metas e a medição dos resultados.

Para um bom planejamento da vida, elas também podem ser de extrema valia, principalmente com relação ao tipo de meta que deseja alcançar.

Seja específico

Por isso, tenha a absoluta certeza de que todas as suas metas estão bastante específicas, e que aja uma forma de medir se está mais perto ou não.

É bem simples. Coloque a maior quantidade de detalhes possíveis a respeito de sua meta. Se deseja viajar mais, coloque para onde deseja viajar, qual os locais espera conhecer e por aí vai.

Meça os resultados

Certifique-se também que suas metas são mensuráveis. Como no planejamento de um negócio, não basta ter a meta, mas sim ter a certeza de que se está evoluindo para alcançá-la.

Esta medida também é fácil.

Imagine que você deseja economizar mais dinheiro. Neste caso, coloque a quantidade total que deseja economizar e vá acompanhando o progresso para verificar se o planejamento está em andamento.

Defina metas atingíveis e relevantes

De nada adianta você colocar uma meta impossível e irrelevante para sua vida. Elas não serão alcançadas e você vai ficar sempre com a sensação de que não realizou um planejamento correto.

“A direção é mais importante que a velocidade.” – Erico Rocha

Tenha isso em mente, que é muito mais importante preocupar-se com o onde vocês está indo, do que com o quão rápido está indo.

Não adianta nada ir rápido demais, se você acabar chegando em um lugar que não é o que você quer.

Para saber mais sobre como definir metas e objetivos, leia o post: Metas: 3 passos práticos (e 1 bônus) para alcançá-las.

3. Organize-se para realizar seus sonhos

calendário organizado
Designed by Freepik

As metas não servem para aumentar sua frustração toda vez que olhar para elas.

Elas servem para que o planejamento da sua vida seja colocado em prática e, aos poucos, todos os objetivos serão realizados. Para isso, é preciso dedicação e cuidado.

E não adianta cair nas desculpas de falta de tempo e cansaço. Organize seu cotidiano para garantir que está colocando tudo em prática desde o primeiro dia.

As vezes as pessoas tem a impressão de que não temos tempo para nada, quando na verdade o que falta é uma melhor maneira de gerir o tempo e ser mais produtivo.

No eBook GRATUITO: Mude Pequenos Hábitos Diários e Ganhe Horas na Semana, dou alguns exemplos e insights de como começar a fazer isso.

Se deseja perder peso, por exemplo, matricule-se em uma academia e com uma boa gestão do tempo, certifique-se que é possível estar lá no mínimo 3 vezes por semana.

Ou seja, separe o planejamento da vida inteiro por tarefas semanais, que devem ser colocadas em prática obrigatoriamente por você.

Produtividade é mais que gestão de tempo, é gestão de vida” – Geronimo Theml

Sempre pense nisso a próxima vez que pensar em como vai usar seu tempo ou buscar ser mais produtivo. Na realidade vocês está literalmente gerindo sua vida.

Não tente burlar seu próprio sistema, por isso organize todas as tarefas de acordo com o seu tempo. Uma boa gestão do tempo é a melhor forma de dar conta de tudo que precisa ser feito.

Nele você vai aprender técnicas de produtividade e planejamento que vão elevar seus resultados e ter mais tempo para você.

Revise suas metas

No final de cada mês, certifique-se de que está fazendo progresso no seu planejamento.

Como visto no post: 3 erros que podem transformar seu planejamento pessoal em um castelo de areia, esse é um dos principais erros das pessoas na hora de executar um planejamento pessoal.

É claro que nem tudo na vida pode ser medido e preparado. Algumas vezes acontecerão imprevistos que obrigarão você a mudar ou adiar os planos por um tempo.

Mas se você tiver tudo sobre controle e lutar todos os dias com dedicação, não haverá nada capaz de fazer com que não alcance seus objetivos.

Caso não esteja conseguindo colocar todas as medidas em prática, organize sua agenda novamente, diminuindo ou aumentando o ritmo de acordo com as necessidades.

Comemore cada meta alcançada

O planejamento da vida serve para a conquista da felicidade. Por isso, para que todo o trajeto até seu objetivo final seja mais leve e divertido, comemore cada pequena vitória da maneira que mais desejar.

Isso vai te ajudar a manter seu foco e comprometimento com sua felicidade.

O importante é encontrar uma forma totalmente pessoal de se manter motivado e perceber que o caminho para o sonho realizado está ficando a cada dia mais curto.

Porque de uma coisa, pode ter certeza, com um bom planejamento, foco total na gestão do tempo, e força de vontade para superar os obstáculos, a realização de suas metas é algo certo e verdadeiro.

Já utiliza algum método diferente de gestão de tempo e planejamento pessoal? Conta nos comentários e ajude outras pessoas a ficarem mais perto de seus objetivos.

Gostaria que algum tópico seja mais explorado? Comente me contando o que gostaria de saber. É com seu comentário que continuarei trazendo mais conteúdo relevante para você alcançar sua felicidade 😉

Comentários